Piauí e Maranhão reforçam parceria em Encontro de Governadores do NE

As principais parcerias devem acontecer na área da saúde, já que grande número de maranhenses recorrem aos serviços em Teresina.


(Foto: )

Separados apenas pelo rio Parnaíba, Maranhão e Piauí possuem muito mais que o maior delta das américas em comum. Com agendas de desenvolvimento similares, os dois estados estão reunidos, nesta sexta-feira (17), durante o 4º Encontro de Governadores do Nordeste, realizado em Teresina, para discutir políticas públicas nas áreas de Previdência, Segurança e Ciência e Tecnologia.

Integrantes da recém criada região de desenvolvimento Matopiba, que, além dos dois estados, também abrange Tocantins e Bahia, possuem uma vasta agenda de iniciativas em comum que envolve desenvolvimento baseado no crescimento da produção, da infraestrutura e no incentivo à saúde.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, a questão da saúde é a que mais aproxima os dois estados, que irão fechar um acordo em novembro quanto ao repasse de verbas pelo Ministério da Saúde. “Temos uma situação de amplo entendimento com o governador Wellington Dias e com o prefeito Firmino, isso é muito bom para a cidade de Teresina, para o estado do Piauí e, sobretudo, para os habitantes do Leste maranhense que precisam e demandam dos serviços públicos de Teresina pela proximidade”, comenta o governador maranhense.

Entre os temas mencionados durante o encontro, a questão da previdência tem grande relevância e já possui a atenção dos governadores da região Nordeste. A meta apontada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, é buscar o equilíbrio para, assim, evitar futuros cortes. “Junto com o ministro Carlos Eduardo Gabas, com o Fórum dos Secretários e dos Governadores, nós estamos buscando, por meio desse encontro, alternativas para continuar cumprindo o direito dos servidores e garantindo o equilíbrio no setor previdenciário. O Piauí quer caminhar a partir das experiências existentes para alternativas que deem solução, com vistas a ampliação da capacidade de investimentos”, afirmou Dias.

Educação, energia renovável e segurança também são assuntos presentes no Encontro dos Governadores do Nordeste, realizado na capital do Piauí, Teresina.